BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO SÍFILIS 2023

A Prefeitura de São João das Missões, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulga o boletim informativo com dados epidemiológicos sobre a ocorrência de Sífilis no município, durante o ano de 2023.

A Sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) curável e exclusiva do ser humano, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode apresentar várias manifestações clínicas e diferentes estágios (sífilis primária, secundária, latente e terciária).

A transmissão pode ocorrer por relação sexual sem preservativo com uma pessoa infectada ou ser transmitida para a criança durante a gestação e parto, podendo apresentar consequências severas, como abortamento, prematuridade, natimortalidade, manifestações congênitas precoces ou tardias e/ou morte do recém-nascido (RN).

O uso de preservativos é a única forma de prevenção.

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SÃO JOÃO DAS MISSÕES