Diversas especialidades médicas atendem população indígena Xakriabá

Iniciou-se no último dia 13/01/2020 atendimentos médicos nas áreas de Medicina da Família, Pediatria, Ginecologia Obstetrícia, Psiquiatria, Infectologia, Oftalmologia e Odontologia na Unidade Básica de Saúde e Laboratório da Aldeia Brejo. A meta do Projeto Maloca e atender um número significativo de indígenas em todo território Xakriabá.

O “Projeto Maloca”, organizado por estudantes e diversos profissionais da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, é um projeto social, filantrópico, sem fins lucrativos, que visa levar assistência médica primária a diversas comunidades indígenas do país.

Os objetivos do Projeto Maloca compreendem o acolhimento humanizado aos pacientes, realização de ações educativas com a população, doação de medicamentos para a unidade local, atendimentos clínicos e pediátricos, exames preventivos, atuando, assim de maneira positiva na área indígena da região, a fim de realizar ações de promoção, prevenção de agravos e recuperação da saúde. O projeto será finalizado no próximo dia 19/01/2020.

O projeto tem a parceria da Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI que na oportunidade forneceu para o evento duas unidades móveis odontológicas para atendimentos, Secretaria Municipal de Saúde de São de João das Missões, e o grande apoio das lideranças indígenas Xakriabás conduzida pela articulação do Cacique Domingos Nunes.

O prefeito Zé Nunes, agradece a parceria com os estudantes e diversos profissionais da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata – FACISB, e destaca que estas ações possibilitam qualidade de vida a população, dignidade e fortalece os serviços de saúde do município. A nossa gestão tem o compromisso e a responsabilidade de ofertar a população ações e projetos em saúde com eficiência e resolutividade.

Diversas especialidades médicas atendem população indígena Xakriabá