Setembro Amarelo: Secretaria Municipal de Saúde alerta sobre prevenção ao Suicídio

O dia 10 de setembro marca a data internacional de prevenção ao suicídio, e por conta disso o mês foi escolhido para uma campanha nacional com objetivo de conscientizar a população sobre o problema. O Setembro Amarelo é organizado pelo Ministério da Saúde desde 2015 e a cor foi escolhida por representar simbolicamente a luz, a alegria e a vida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade de 15 a 29 anos.

Todos os anos cerca de 800 mil pessoas tiram a própria vida ao redor do mundo. No Brasil houve, em média, um caso de suicídio a cada 46 minutos em 2016, segundo o Ministério da Saúde. Muitas destas tragédias poderiam ser evitadas com o apoio de profissionais de saúde mental.

Um dos empecilhos na prevenção ao suicídio é o estigma em relação ao tema, que pode impedir a procura por ajuda. Esforços como o Setembro Amarelo contribuem parar tirar esse status de tabu, trazendo mais luz, como é o tema da campanha, e os debates sobre saúde mental. O apoio de pessoas próximas também é essencial. Quando um parente ou amigo apresenta sinais de isolamento, tristeza excessiva e indisposição é importante oferecer ajuda e se mostrar presente, além de sugerir que procure auxílio profissional. Essa pessoa talvez esteja sofrendo de depressão, uma enfermidade que, em casos mais graves, pode levar ao suicídio.

É importante ressaltar que a depressão é uma doença clinicamente comprovada, não um caso de falta de religião ou “do que fazer”, como pensam alguns. A síndrome está listada na Classificação Internacional de Doenças (CID) da OMS e é uma enfermidade que gera efeitos físicos no indivíduo.

Deste modo o serviço de psicologia da Secretaria Municipal de Saúde, se coloca a disposição para atender os cidadãos que apresentam situações relacionadas às depressões e ao suicídio.

Orientações e acolhimento. Ligue 188 – Centro de Valorização da Vida – CVV.