Prefeitura de São João das Missões e Senar realizam curso de pedreiro na comunidade de Rancharia

Iniciou-se no último dia 22 de julho de 2019 o Curso de Pedreiro/Construções Rurais com nove agricultores familiares do município, que será finalizado no dia 26/07/2019.O curso está acontecendo na comunidade de Rancharia.

A ação de a parceria da Prefeitura Municipal de São João das Missões, Secretaria Municipal de Agricultura, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, Cooperativa Mista dos Produtores Rurais, e Sindicato dos Agricultores Familiares de São João das Missões.

O curso possui carga horária de 40 hs, e tem como finalidade oferecer aos participantes aulas teóricas e práticas sobre a história da construção na humanidade, legislação e código de obras municipais, sondagens de solos, fundações, alicerces na construção, além de aprender a interpretar plantas e realizar os cálculos para execução de projetos de alvenaria, montagem e cintamento da alvenaria, entre outros. Na prática os beneficiados pelo curso estão construindo dois banheiros públicos na praça da comunidade de Rancharia afim de atender os usuários da Feira da Agricultura Familiar.

O curso esta sendo ministrado pelo engenheiro civil e instrutor, Orlando Corrêa. “A turma esta tendo um desempenho muito bom. O grupo e composto por agricultores familiares, que visam aprimorar suas habilidades, fazer a manutenção das instalações nas suas propriedades, mas se possível, ter também um ofício novo para aumentar a renda”, revelou o instrutor.

O Secretário Municipal de Agricultura Théo Ramos, disse que a expectativa é de que o curso faça a diferença na vida dos participantes. “Muitos estão em busca de colocação no mercado de trabalho e de geração de renda e nada melhor do que treiná-los para que estes cidadãos ofereçam serviços de qualidade, e que atendam as demandas do município, ressaltou o secretário”.

O prefeito Zé Nunes destaca, que a parceria com o Senar e fundamental  pois a cada ano, aumenta o número de cursos e de pessoas capacitadas no município, e todos nós, como sociedade, saímos ganhando com mão de obra qualificada, ampliação das chances de inserção no mercado de trabalho, e o fortalecimento da economia local.