Pacientes de São João das Missões são atendidos pela carreta itinerante de combate a Hanseníase

Nos dias 16 e 17 de Julho de 2019, pacientes da zona rural e urbana do município de São João das Missões foram atendidos pelo Projeto Roda-Hans Carreta da Saúde de combate a Hanseníase, na qual contempla cinco consultórios médicos e um laboratório de analises clínicas que oferece atendimento especializado aos pacientes com a doença desde 2009.

A Novartis empresa do ramo farmacêutico assumiu o desafio de contribuir de forma mais ativa com a erradicação da hanseníase no Brasil, por meio da Carreta da Saúde, um caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel. O Brasil é o segundo país do mundo com o maior número de casos de hanseníase, e a Carreta da Saúde viaja para as regiões do país mais afetadas pela doença. Durante as visitas, a população pode fazer exames médicos gratuitos e as comunidades são educadas sobre métodos de prevenção e controle, e sobre a importância da adesão ao tratamento da hanseníase. Os pacientes diagnosticados recebem o tratamento completo, bem como as prescrições médicas para receber os medicamentos durante os meses seguintes.

O projeto Carreta da Saúde foi desenvolvido em um esforço conjunto com o Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais de Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Em São João das Missões durante os dois dias de atendimentos, foram atendidos mais de 150 pessoas pela carreta de saúde com atendimentos médicos, realização de exames, e orientações sobre  o devido tratamento da doença.

A equipe técnica do município de São João das Missões composta de médicos e enfermeiros, receberam  capacitação teórica ofertada  pelo Projeto Roda-Hans Carreta da Saúde de combate a Hanseníase em 11/07/2019 na Gerência Regional de Saúde de Januária, e tiveram a oportunidade de atuar com os profissionais do projeto nos dias 16 e 17 de julho no município.

Destaca Ronaldo Veríssimo, que o projeto carreta da saúde contribuiu positivamente com os pacientes que apresentam a enfermidade no município. A parceria da Secretaria Municipal de Saúde, com a Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, e a empresa  Novartis, foi fundamental para solucionar as demandas de hanseníase do município.

Já o prefeito Zé Nunes ressalta, que o governo municipal esta empenhado e no compromisso de ofertar a população missionense ações e serviços em saúde pública de qualidade, dignidade e respeito.