Comunidade Indígena Xakriabá recebe capacitação em Turismo Rural ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR

Na última semana do mês de novembro de 2018 entre os dias 20 e 23, 12 jovens da cidade de São João das Missões foram capacitados no curso A Arte de Conduzir em trilhas e Roteiros, feito dentro da parceria entre Senar Minas, Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de São João das Missões e a Secretaria de Meio ambiente e Turismo (Sematur), com apoio da Funai.

De acordo com a instrutora que ministrou as aulas, a turismóloga Gal Bernardo, o curso tem como proposta mostrar aos condutores os fundamentos do turismo e sua importância e envolvimento da comunidade, assim como a importância do planejamento na classificação das trilhas, manejo e preservação, grau de dificuldade e perfil do turista para cada tipo de trilha, segurança, postura do condutor e a criação de roteiros.

O mobilizador do evento, Théo Ramos, comentou com entusiasmo que “esta é a terceira turma que recebe treinamento do Senar na área de Turismo Rural, sendo duas delas de condutor de Turismo e a outra sobre como empreender o artesanato no turismo”. Para o Secretário de Turismo de São João das Missões, Adailton Santana, entre as metas da Secretaria destacam-se a atualização e a capacitação exigidas pela Instrução Normativa do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), que exige o cadastramento dos condutores para o trabalho dentro do Parque Nacional Cavernas do Peruaçú, e também a estruturação turística das Aldeias para receber turistas, como alternativa de emprego e renda.

Durante o encerramento do curso, o chefe da Coordenação Técnica da FUNAI no município, Marcelino Mendonça de Aquino, elogiou a iniciativa de algumas aldeias Xakriabá no sentido de investir nos treinamentos do Senar Minas para desenvolver Turismo com profissionalismo, “principalmente porque há uma instrução normativa do Governo Federal que autoriza a visitação para fins turísticos em terras indígenas, de base comunitária e sustentável, nos segmentos de Etnoturismo e de Ecoturismo”.

“Agora as aldeias podem abrir espaço para o turismo e receber visitantes. Os turistas podem acompanhar a rotina dos indígenas e participar dos rituais sagrados e danças culturais. E também podem acampar nos locais, inclusive dormir em casas tradicionais dos indígenas, desenvolvendo um turismo diferente, de experiência. Histórias místicas, rituais de dança, canções tradicionais e pinturas corporais indígenas podem se transformar em excelentes atrativos do roteiro”, explicou Marcelino. Ao final, ele alertou aos novos condutores: “tudo deve ser realizado em harmonia com as lideranças do território indígena”.