Secretaria Municipal de Saúde de São João das Missões convida a população missionense para participar da I Caminhada de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida

A Secretaria Municipal de Saúde, Estratégia de Saúde da Família Rosalino Gomes, e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – Nasf de São João das Missões vão realizar a I Caminhada de Prevenção ao Suicídio e Valorização da Vida.

O evento acontecerá no dia 21/09/2018 (Sexta-Feira) às 08:00 hs com saída da Escola Teodomiro Corrêa. Coleque uma camisa amarela e venha apoiar esta causa.

A ação faz parte do Setembro Amarelo, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de discutir o assunto.

A Organização Mundial de Saúde (OMS), apresenta os seguintes dados sobre o suicídio no mundo;

• A cada 40 segundos, alguém comete suicídio no mundo;
  • Entre 25% e 30% dos suicidas costumam deixar um bilhete explicando sua decisão e/ou se despedindo de amigos e familiares;
  • A maioria das pessoas que cometem suicídio fazem isso em uma quarta-feira;
  • Em relação ao gênero, homens têm até quatro vezes mais propensão a cometer suicídio;
  • Entre as profissões, sabe-se que escritores e artistas têm 18 vezes mais chances de cometer suicídio em relação aos outros profissionais;
  • Nos EUA as pessoas morrem mais em decorrência do suicídio do que de assassinatos;
  • No Reino Unido, a maior causa de morte de homens com menos de 50 anos é o suicídio;
  • No Japão, a maior causa de morte de homens com idades entre 20 e 44 anos também é o suicídio;
  • As taxas de suicídio no mundo subiram 60% nos últimos 45 anos;
  • Por ano, 800 mil pessoas em todo o mundo cometem suicídio;
  • No Brasil, ainda não há um plano nacional de prevenção ao suicídio. Em nosso país, a taxa oficial de 2015 é de 5,7 casos de suicídio para cada 100 mil habitantes, mas esse número pode ser ainda maior.