Prefeitura de São João das Missões e Senar realiza Curso de Guia Turístico

O Senar Minas ministrou, em parceria com a Cooperativa Mista dos Produtores Rurais de São João das Missões e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo, o curso A Arte de Conduzir em Trilhas e Roteiros para 12 pessoas, sendo 10 jovens indígenas da etnia xakriabá.

De acordo com a instrutora Gal Bernardo, o objetivo foi capacitar os jovens não indígenas, e indígenas para exercerem a atividade de guia turístico em suas próprias terras. A etnia indígena é ladeada pelo Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, onde foi realizada aula prática com uma trilha na Gruta Janelão. Na oportunidade, os alunos puderam vivenciar e treinar a arte de conduzir visitantes numa área de preservação ambiental.

Além da aula prática, a turma participou de visita técnica em um restaurante e em pousadas. Os participantes conheceram as dependências dos receptivos turísticos nas comunidades de Fabião, no município de Januária, e na Pousada Camaleão, em Itacarambi, situada à beira do Rio São Francisco. Segundo Gal, as aulas práticas e as visitas técnicas são muito importantes para que os alunos possam vivenciar as situações.

Segundo o Secretário de Meio Ambiente e Turismo, Adailton José de Santana Oliveira, conhecido como Joe Caverna, guia credenciado pelo ICMBIO, os alunos ficaram motivados com a possibilidade da profissão de guia de turismo, que poderão exercer a partir de agora, com a certificação.

Para Cecyvaldo Bizerra, 20 anos, foi muito importante participar do curso, pois conheceu coisas novas – inclusive sobre a sua própria história. Ele quer, a partir de agora, começar a trabalhar, e acha que pode até ter um diferencial na função: “os turistas podem se interessar em serem guiados por um indígena”, avalia.

O prefeito Zé Nunes destaca, que objetivo do governo municipal e oferecer projetos e serviços que capacite os jovens do município e possibilite oportunidades e renda.

Prefeitura de São João das Missões e Senar realiza Curso de Guia Turístico