Prefeitura de São João das Missões e Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) discutem medidas emergências para não deixar fechar o Hospital de Manga

No último dia 07 de novembro de 2018, o prefeito Zé Nunes, participou de reunião na Prefeitura Municipal da cidade de Manga – MG, afim de discutir medidas emergenciais que ajudem amenizar a situação crítica que o Hospital de Amparo ao Homem do Campo está enfrentando.

Participaram da reunião os prefeitos dos municípios de Manga Joaquim de Oliveira, e Miravânia Raimundo Nonato, senhor Bodão da Funasa coordenador do Pólo Base de Saúde Indígena de São João das Missões, senhor Maciel, enfermeiro e responsável técnico da saúde indígena no Pólo Base em São João das Missões, Ronaldo Veríssimo, Secretário Municipal de Saúde, representantes da Fundação Hospital de Amparo ao Homem do Campo, além de assessores e secretários municipais.

Representantes do Hospital de Amparo ao Homem do Campo destacam, que a entidade se encontra sem medicamentos, e o corpo técnico necessário para atender a demanda e insuficiente, a instituição precisa de um apoio maior dos gestores municipais da microrregião para não deixar de atender a população.

Segundo a diretora do hospital, Aristeia, a instituição atende mensalmente quase 2.000 pacientes, o estoque de medicamentos está comprometido, e não há recursos suficientes para manter os serviços de limpeza e lavanderia.

De acordo com o presidente do hospital, Paulo Roberto Lopes, que assumiu o cargo em janeiro de 2018, os gestores anteriores deixaram uma dívida de quase R$ 6 milhões, referente ao atraso dos salários dos colaboradores, incluindo décimos terceiros; contas em aberto com os fornecedores e rescisões trabalhistas e plantões médicos sem pagar. Também deixaram de repassar para a Previdência Social as contribuições devidas dos segurados e os impostos trabalhistas. Essa dívida ainda não foi quitada. Paulo ressalta que, se as contas não forem quitadas, o hospital fica impossibilitado de receber recursos do governo estadual e federal. Diante disso, algumas medidas já foram tomadas para equilibrar a situação, como o desligamento de 30 funcionários e, a estes, as rescisões estão sendo pagas em parcelas.

O prefeito Zé Nunes destaca, que a Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI  repassa ao Hospital de Amparo ao Homem do Campo da cidade de Manga recursos financeiros mensalmente por atendimento de paciente indígena, e a secretaria municipal de saúde através do fundo municipal de saúde repassa recursos mensalmente ao Hospital de Amparo ao Homem do Campo para atendimento e avaliações cirúrgicas de pacientes de São João das Missões.

Diante a crise financeira instalada no Hospital de Amparo ao Homem do Campo, o prefeito Zé Nunes irá se comprometer a disponibilizar a instituição profissionais da área de enfermagem e de apoio administrativo, além de ofertar contrapartida financeira mensal afim de colaborar com os serviços que são ofertados pelo hospital.