Saúde Indígena realiza pré conferência no território Xakriabá

A Secretaria Especial de Saúde Indígena – SESAI, e Secretaria Municipal de Saúde, estão realizando no território indígena xabriabá as pré conferências de saúde indígena. As pré conferências foram iniciadas no dia 19/09 e finalizará no dia 30/09. As ações estão sendo realizadas nos 11 polos de saúde sendo eles, Brejo, Sumaré, Barreiro Preto, Pindaíba, Itapicuru, Sumaré III, Rancharia, Prata, Morro Vermelho, Santa Cruz, e Várzea Grande e Caraíba.

Marciel coordenador técnico da Sesai no município de São João das Missões, ressalta a importância da pré conferência como estratégia para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) e a qualificação ainda maior dos serviços de assistência em saúde a população indígena xakriabá.

O prefeito Zé Nunes disse, que a pré conferência em saúde indígena é uma conquista do povo e constitui um espaço democrático em que os municípios, por meio de seus representantes têm a oportunidade de se fazer ouvir, orientar e decidir os rumos da saúde da população. Ao realizarmos este evento, vamos avaliar a saúde, propondo diretrizes básicas para a formulação de políticas para o SUS, em benefício de nossa população, cumprindo assim nossas propostas e nosso empenho em cuidar bem da saúde de todos.

Na ocasião, foram apresentadas diversas propostas e reivindicações que serão levadas para a conferência distrital no Distrito Sanitário Especial Indígena DSEI (MG/ES) em dezembro de 2018 na cidade de Governador Valadares – MG.

O evento acontece até domingo (30/09), e é aberto a toda população, entidades, profissionais de saúde, gestores e prestadores de serviços para o SUS. A pré conferência local de saúde indígena no território xakriabá e uma etapa preliminar da 6ª Conferência Nacional de Saúde Indígena.

Saúde Indígena realiza pré conferência no território Xakriabá