INAUGURAÇÃO DO PARQUE NACIONAL CAVERNAS DO PERUAÇU

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, que abrange os municípios de Januária, São João das Missões e Itacarambi, foi inaugurado oficialmente no dia 16/12 (sexta-feira). A solenidade aconteceu no Centro de Visitantes do Parque, em Januária-MG. Representndo o município de São João das Missões, o Prefeito Jair Xakriabá; o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Turismo (SEMATUR), Elson Souza; a Supervisora da SEMATUR, Janete Ramos; o Supervisor da Sec. Mun. de Cultura e Assuntos Indígenas, Admar Seixas e o Presidente da Câmara Municipal, Tião de Berto, marcaram presença no evento. O evento também contou com a presença do Ministério Público Federal (MPF), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e de outras autoridades.

Um dos destaques do evento, o grupo Indígena Xakriabá representou o município de São João das Missões com uma ilustre apresentação cultural. A inauguração contou também com várias apresentaçãoes culturais e feira de artesanato.

Criado em 1997, o parque passou a funcionar como uma compensação ambiental por danos decorrentes de irregularidades nos veículos produzidos e comercializados por uma montadora de carros. Segundo o MPF, naquela época foi acordado com a empresa o compromisso de aquisição de seis mil hectares de terras localizadas na área da APA Cavernas do Peruaçu, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, para montagem da infraestrutura necessária à criação de um parque nacional. Em 21 de setembro de 1999, o parque foi oficializado por decreto federal.