PROJETO “DIA DAS CRIANÇAS” LEVA DIVERSÃO E BRINCADEIRAS PARA 3.600 CRIANÇAS E ADOLESCENTES MISSIONENSES

O Projeto Dia das Crianças, desenvolvido dentre os dias 23 a 28 de outubro e 04 e 05 de novembro de 2022, levou muita diversão à criançada indígena e não indígena do município de São João das Missões. O projeto foi realizado pela Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Secretaria Municipal de Educação, com apoio das secretarias municipais de Saúde, Agricultura e Meio Ambiente e Turismo e da ONG Amigos de Minas.

Com a oferta de atividades de lazer como jogos, brincadeiras, torneios de futebol, brinquedos infláveis e distribuição de lanches, picolés, geladinhos, lembrancinhas. No evento também foi servido almoço ao longo de toda programação que levou alegria para mais de 3.600 crianças e adolescentes indígenas e não indígenas. Na oportunidade, 1.869 crianças e adolescentes participaram de atividades esportivas promovidas pela Secretaria Municipal de Esportes e Juventude.

Com muito empenho os profissionais de esporte, educação e voluntários percorram as Aldeias Indígenas de Riacho dos Buritis, Sumaré I, Barreiro Preto, Itapicuru, Brejo Mata Fome, Morro Falhado, Distrito de Rancharia e na Zona Urbana (São João das Missões). As atividades foram realizadas nos espaços escolares, nos campos de futebol comunitários indígenas, localizados em cada comunidade, que recebeu a criançada vinda de aldeias vizinhas, na zona urbana o evento de encerramento foi realizado na Praça Municipal de Esportes que possui em seu amplo espaço um campo society gramado. Foram dias contagiantes de muita alegria, descontração e esporte.

As comunidades que receberam a caravana foram:
23/10 (domingo)
Riacho dos Buritis – Escola Estadual Indígena Uikitú Kuhinã. Foram atendidas 225 crianças com jogos e brincadeiras das aldeias Riacho dos Buritis, Pindaíba, Poções, Forges, Pedrinhas, Olhos D’água e Itacarambizinho.

24/10 (segunda-feira)
Sumaré I – Escola Estadual Indígena Bukinuk. Foram atendidas 485 crianças e adolescentes com jogos esportivos e brincadeiras com crianças das aldeias Sumaré I, Sumaré II, Sumaré III, Peruaçu, Caraíbas e Vargens.

25/10 (terça-feira)
Aldeia Barreiro Preto – Escola Estadual Indígena na Xukurank: Foi realizado torneio recreativo, onde tiveram 6 equipes masculinas e 02 equipes feminina, com total de 75 crianças e adolescentes participantes.

Jogos e brincadeiras recreativas onde tiveram 120 crianças e adolescentes participantes, totalizando 195 crianças participantes das aldeias Barreiro Preto, Veredinha, Brejinho e Olhos D’água dos Pimentas.

26/10 (quarta-feira)
Aldeia Itapicurú – Escola Estadual Indígena Bukikai. Foram atendidas 73 crianças com jogos esportivos e brincadeiras recreativas. No total, foram atendidas 242 crianças e adolescentes de toda faixa etária no evento, com crianças das aldeias Itapicurú, São Domingos, Santa Cruz e Sapé.

27/10 (Quinta-feira)
Aldeia Brejo Mata Fome – Escola Estadual Indígena Bukimuju. Foi realizado torneio recreativo com 14 equipes masculinas e 06 equipes femininas com 150 crianças e adolescentes participantes. Nos jogos e brincadeiras foram 316 crianças e adolescentes atendidas totalizando 466 crianças nas atividades esportivas. Tivemos 724 crianças das aldeias Brejo Mata Fome, Embaúbas, Riachão, Pedra Redonda, Olhos D’água, Riachinho e Terra Preta.

28/10 (Sexta-feira)
Distrito de Rancharia – Centro Educacional Municipal Caminho Suave. Foram atendidas 42 crianças das comunidades e Aldeia Tenda em atividades esportivas e no total de 223 crianças e adolescentes das comunidades de Sabonete, São Bernardo e da aldeia Tendas participaram do evento.

04/11 (sexta-feira)
Aldeia Morro Falhado – Escola Estadual Indígena Mambuka. Foram atendidas 203 crianças, adolescentes e adultos com jogos esportivos e brincadeiras recreativas.

05/11 (sábado) – Encerramento
Rede Municipal – Praça Municipal dos Esportes. Com início da programação às 08:00h, o torneio de society recreativo contou com 9 equipes de crianças e adolescentes, totalizando 87 participantes do torneio. O torneio foi finalizado as 14:00 horas com a entrega de medalhas às equipes campeãs.

As atividades esportivas e brincadeiras recreativas (brinquedos e desafios dinâmicos) atenderam 480 crianças e adolescentes em diversas modalidades ofertadas além das animações com os personagens que abrilhantaram o evento. Durante todo o dia houve, distribuição de cachorro quente, picolés, pipocas, geladinhos e outras guloseimas encerrando com a distribuição de brinquedos para toda a criançada presente na praça. O evento contou coml a participação de 1331 crianças e adolescentes.

A Prefeitura Municipal de São João das Missões parabeniza e agradece a ONG Amigos de Minas, e todas as escolas (urbanas, rurais e indígenas) que somaram esforços por esta iniciativa e pelo trabalho conjunto em prol de levar alegria, descontração e inclusão social do nosso povo missionense ❣️