Home / Notícias / Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, torna pública a abertura de processo seletivo simplificado para provimento de vagas de Brigadista

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA, por intermédio do Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais – Prevfogo, torna pública a abertura de processo seletivo simplificado para provimento de vagas de Brigadista, Chefe de Esquadrão e Chefe de Brigada para a atuação em Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais, conforme autorização dada pelas Portarias nº 155, de 16 de junho de 2008, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG, nº 153 de 18 de março de 2019 do Ministério do Meio Ambiente – MMA, que atuará nas Terras Indígenas Xakriabá, Xakriabá Rancharia e Xacriabá Reestudo, mediante as condições estabelecidas neste Edital. 1.

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES: 1.1 O processo seletivo simplificado será regido por este edital sob a responsabilidade do Prevfogo e suas Coordenações Estaduais. 1.2 Sempre que necessário, tornar-se-á público retificações para dispor sobre regras, situações e condições não previstas neste Edital. 1.3 Os candidatos aprovados serão contratados baseados na Lei nº 8.745/1993 e alterações, para exercer atividades de manejo integrado do fogo, por um período de até 06 (seis) meses, sem prorrogação, obedecendo ao interesse da administração pública. 1.4 O Processo Seletivo será composto de Análise Curricular, Teste de Aptidão Física – TAF e Testes de Habilidades e Uso de Ferramentas Agrícolas – THUFA de caráter eliminatório e classificatório.

DA INSCRIÇÃO:

5.1 Antes de efetuar a inscrição, o candidato deverá conhecer o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

5.2 A inscrição será gratuita, sendo vedada a cobrança de quaisquer tipos de taxas.

5.3 A inscrição será realizada entre os dias 20 e 22 de maio de 2019, de 08:00h às 12:00h e 14:00h às 18:00h, na sede da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de São João das Missões/MG.

5.4 A inscrição não é restrita a moradores das Terras Indígenas Xakriabá, Xakriabá Rancharia e Xacriabá Reestudo.

5.5 O candidato deverá apresentar no dia da inscrição a Ficha de Inscrição – Modelo Anexo 1, e Ficha de Avaliação Curricular – Modelo Anexo 3, em letra de forma legível e com seus respectivos comprovantes e cópia dos seguintes documentos: a) Carteira de Identidade; b) Cadastro de Pessoas Físicas – CPF. Aceito o cartão do CPF, carteira de identidade, carteira nacional de habilitação ou outro documento oficial que possua o número; c) Título de Eleitor ou Declaração do TRE onde conste o número do título de eleitor; d) Comprovante da última votação (dos dois turnos) ou Declaração de Quitação Eleitoral; e) Certificado de Alistamento Militar, Certificado de Dispensa de Incorporação ou Declaração da Junta de Alistamento do Município comprovando a situação regular. f) Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento; g) Carteira Nacional de Habilitação, se houver; e h) Comprovante de Residência, atual, com o nome do candidato (conta de água, luz, telefone, etc.) ou declaração do proprietário do imóvel ou declaração legível “de próprio punho” (conforme modelo do Anexo 2).

5.6 O candidato é responsável pelas informações fornecidas em sua Ficha de Inscrição, que deverão ser comprovadas, quando solicitado.

5.7 As informações falsas estão sujeitas às penalidades previstas no Código Civil.

5.8 É vedada a inscrição condicional (por motivo de força maior) e/ou fora do prazo.

5.9 A inscrição é pessoal e intransferível.

Ver edital completo