Home / Notícias / Pacientes de São João das Missões realizam cirurgias de catarata na Fundação Hospitalar de Manga

Prefeitura Municipal São João das Missões, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Especial de Saúde Indígena realizou no último dia 02 de maio de 2019 um mutirão de cirurgias eletivas de catarata, por meio de uma parceria com a Fundação Hospitalar de Manga. Mais de 20 pacientes do município, que estavam na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), foram beneficiados com o procedimento.

A ação faz parte da Política Nacional de Cirurgias Eletivas, criada em 2004 pelo Ministério da Saúde que consiste na ampliação da oferta de procedimentos cirúrgicos de catarata.

Ressalta o Secretário Municipal de Saúde Ronaldo Veríssimo, que a catarata é a principal causa de cegueiras no Brasil, atingindo quase 30% dos idosos, acima de 60 anos. Daí a importância de promovermos esse mutirão no intuito de evitar a progressão da doença e restabelecer a visão dos pacientes.

O prefeito Zé Nunes disse, que a administração municipal esta empenhada em solucionar as demandas relacionadas a cirurgias de catarata, pois o foco e promover qualidade visual da população por meio de procedimentos e técnicas adequadas. A parceria com a Fundação Hospitalar de Manga, e Ministério da Saúde e continua, e no decorrer do ano iremos participar de outros mutirões de cirurgias eletivas de catarata.