Home / Notícias / Projeto de Psicicultura será realizado em São João das Missões
Projeto de Psicicultura será realizado em São João das Missões

No último dia 26 de novembro de 2018, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – Emater entregou dez tanques-rede a serem usados na ação do Projeto Minas Indígena, denominada Projeto de Piscicultura: produção de peixes (Tilápia) na Aldeia Itapicuru Represa do Rio Itacarambi/Terra Indígena Xakriabá em São João das Missões.

Em etapa anterior a Coordenadora de Piscicultura da Emater, Vanessa Gaudereto, fez uma apresentação do projeto aos indígenas da Aldeia. Em seguida foram selecionados dez jovens para atuação no projeto que serão capacitados na próxima etapa.

A seleção dos indígenas Xakriabá priorizou jovens não apenas para a profissionalização como piscicultores, mas também como estímulo à inibição do êxodo rural/indígena ao promover a segurança alimentar e a geração de trabalho e renda.

Esta ação segue o desenho do primeiro eixo do Projeto Minas Indígena: a “união entre as três esferas de governo” visando à comunhão de esforços para obtenção de resultados positivos. Pelo governo federal já contamos com o apoio da Codevasf, responsável pela represa dentro da Reserva Ambiental/Terra Indígena e que autorizou a utilização do lago onde serão criados os peixes; a Secretaria Especial de Saúde Indígena – Sesai que cuidou das análises da água, e aguardamos a Fundação Nacional do Índio – Funai que está se esforçando para a viabilização de um barco que será usado no processo de alimentação dos peixes; pelo governo estadual, Sedinor, Idene e Cohab (órgãos responsáveis pela execução do Minas Indígena); Emater, doadora dos tanques e capacitadora dos futuros piscicultores; Fundação Caio Martins – Fucam, que nos apoiou no transporte dos tanques, e a Assembléia Legislativa de Minas Gerais que, por indicação do Deputado Estadual Paulo Guedes, destinará uma emenda parlamentar de 50 mil reais para a compra da ração para alimentação dos peixes.

Participaram da entrega o presidente da Associação Xakriabá, responsável na Aldeia Itapicuru pela gestão do projeto, João Pinheiro; o representante local da Emater, Fernando Macedo; os Secretários de Meio Ambiente, Adailton Santana, de Agricultura, Theo Ramos; e de Transportes, Domingos Pinheiro, e a equipe do Minas Indígena, Adélia Maia, Alexandre Cosso e Leandro Rocha.

“Queremos que as pessoas tenham peixe para o consumo, e para comercializar em feiras livres da agricultura familiar da região. Este projeto possui viés social e tem por finalidade possibilitar qualidade alimentar e sustentável as pessoas. O intuito da reativação do serviço de piscicultura na Aldeia Itapicuru tem por objetivo gerar oportunidades, renda, e fortalecer a economia do município, destaca o prefeito Zé Nunes”.